Saiba como ter um checklist infalível para seu SEO em 2018

Publicado em 29/03/2018

Saiba como ter um checklist infalível para seu SEO em 2018


Talvez uma das coisas mais complicadas para quem trabalha e desenvolve conteúdos e estratégias focados para SEO, é explicar para quem não entende COMO uma página é ranqueada nos buscadores.

Já passou por isto? 

Seu amigo (a) fez cara feia quando você falou que seu conteúdo necessita de autoridade, relevância e confiança para aparecer nas pesquisas?

Então talvez o post de hoje interesse a você, leitor. 

Hoje iremos mostrar como você pode seguir um checklist infalível para identificar se o seu conteúdo está de acordo com as regras de SEO em 2018

Checklist Infalível SEO

 

1. Pesquisa de palavra-chave

Antes de produzir qualquer conteúdo, é preciso saber "o que" o público-alvo está procurando, ou seja, quais palavras-chave ele de fato "busca" e o que o seu conteúdo ou página no site irá resolvê-lo.

Neste caso, precisa-se da palavra-chave principal do seu conteúdo. Qualquer outra será secundária relacionada a esta principal.

2. URLs rastreáveis ​​e acessíveis

Os robôs dos buscadores precisam entrar na página, entender o conteúdo que está nela, entender as imagens, vídeos e conteúdos visuais, e tudo que tiver de conteúdo dentro da sua página. Somente desta forma ele conseguirá indexar como uma página relevante para a palavra-chave.

3. Investigue o que o Google acredita ser relevante para quem está pesquisando

Faça uma busca no google sobre a sua palavra-chave e identifique o que o Google está indexando para ela. O que o Google acha que é o conteúdo que responderá à consulta desse usuário?

Neste momento, você pode encontrar algumas lacunas que ninguém está servindo. Ou seja, você identifica que há um grande volume de pesquisa, mas não há nenhuma página falando sobre o assunto, você provavelmente encontrará uma grande chance de ranquear bem.

4. Tenha alguém com autoridade para escrever conteúdo

Para ter um conteúdo bem ranqueado, precisa de uma pessoa credível e digna de amplificação para escrevê-lo. Por quê?

Basicamente por link building, aumentamos a possibilidade de compartilhamento social, conteúdo torna-se referência e confiável (tanto aos olhos dos pesquisadores quanto do Google). 

Isto porque precisa-se atingir a meta de ter o melhor conteúdo explicativo sobre aquele assunto, pois, senão o Google irá perceber que os pesquisadores estão ficando frustrados com o seu conteúdo em comparação com outros resultados e eles irão classificar as outras páginas com níveis maiores.

5. Escreva tags título e descrição realmente atraentes

Este ponto é algo crucial para seus esforços de SEO, porque isso determina como ele é exibido no resultado da pesquisa. Isto determina se de fato as pessoas terão interesse em clicar ou não, o que pode levar a sua página para as primeiras de conteúdo (ou para as últimas). Assim como um anúncio (só que não é pago, e, sim, orgânico), é oportunidade de dizer que este conteúdo é melhor do que todos os outros que estão indexados para esta palavra-chave. Se você otimizar em relação à relevância e uma perspectiva completa do clique do usuário, você provavelmente irá acertar um bom SEO.

6. Use de forma inteligente palavras-chaves primárias, secundárias e relacionadas

De nada adianta colocar imagens, vídeos e somente elementos visuais em outro formato que o Google não consiga identificar facilmente, pois, se você está contando com que isto ranqueie melhor, os robôs podem não achar isto.

Lembrando aqui que palavras-chave relacionadas e secundárias são todas aquelas que estão semanticamente conectadas e o Google considera críticas para provar a elas que o seu conteúdo é relevante para o usuário.

7. Otimização para velocidade da página

De uma perspectiva do usuário, a página deve ter uma boa experiência visual e de navegação, permitindo o usuário realizar qualquer ação no site em qualquer dispositivo sem muitas dificuldades. No entanto, apesar de tudo isto, a página tem que ser rápida. Se demorar mais que 5 segundos, toda esta experiência pode ir por água abaixo. Além disso, a segurança: agora o Google considera o HTTPs, ou seja, protocolo de segurança, como um grande foco para 2018.

8. Use snippets e schema para melhorar o conteúdo

O Google tem uma possibilidade de utilizar os chamados "rich snippets" para apresentar de uma forma visualmente interessante para quem busca no google.

Snippet do Google para SEO

Este acima é um rich snippet para bolo de Fubá. Você pode fazer o mesmo para um conteúdo que tem o potencial para atingir este objetivo (imagens e conteúdo descritivo sobre a palavra-chave).

Esta é uma grande oportunidade para aparecer na frente dos outros em cima do seu resultado.

9. Amplifique o conteúdo

Bem, quem irá divulgar este novo conteúdo e de que forma irá conseguir autoridade para ele ranquear melhor do que as outras páginas na pesquisa?

Você precisa de uma lista sólida de pessoas que podem realizar menções e links sólidos para o conteúdo que você está produzindo. Isto é o que chamamos de "boca-boca" na web. Desta forma, seu conteúdo pode ser visto pelos rastreadores do Google e por seres humanos, por pessoas altamente relevantes e de alta qualidade.

*Referências:

Conteúdo compilado e produzido de acordo com várias referências procuradas no Google, MOZ, Neil Patel e diretrizes utilizadas pela própria Netzei. 

Sobre a Netzei

A Netzei é uma ferramenta digital que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, descentralizando o gerenciamento de conteúdo e publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com

 

 


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!