Conheça os 25 melhores bancos de imagens gratuitos para seu projeto digital

Publicado em 03/02/2018

Conheça os 25 melhores bancos de imagens gratuitos para seu projeto digital


Procurar boas imagens para ilustrar uma seção, post ou carta de vendas em um site, blog e landing page pode ser uma tortura, não é mesmo?

Muitas vezes nos deparamos com a pesquisa no Google Imagens e não encontramos nada que encaixe com o tema a qual a imagem deva ser colocada. E aí começa a preocupação: devo pagar para um banco de imagens? Preciso ter um fotógrafo para fazer fotos qualificadas com o tema que preciso?

Antes de pensar em despender alguns reais (ou até dólares) para ter uma imagem certa, nós produzimos este post que mostra os 25 melhores bancos de imagens GRATUITOS disponíveis na internet para o seu próximo projeto digital.

Pronto para conhecê-los?

Então não perca a nossa lista abaixo (a nossa ordem é do último para o primeiro, em nossa opinião de ranking):

25) Startups Stock Photos

startupstock.jpg

Quem diria que teria um banco de imagens focado em fotos somente para startups. É o caso do Startups Stock Photos, que figura em 25 lugar em nossa lista. Este banco de imagens é interessante para retratar ambientes corporativos e modernos. As fotos são dispostas em uma lista onde há centenas de fotos de interiores de startups e pessoas trabalhando nelas. Pró: focada em ambiente corporativo. Contra: falta uma busca mais especializada para encontrar a foto pelo termo escolhido.

24) Visual Hunt

visualhunt.jpg

De caçadores todos nós temos um pouco, não é mesmo? O Visual Hunt é um banco que conta com mais de 354,191,553 imagens em seu catálogo. Além disso, há uma seção onde mostra todas as categorias "populares", sendo possível encontrar as fotos que estão sendo mais pesquisadas no site. Pró: fotos maravilhosas de natureza e paisagens. Contra: carece de fotos com pessoas.

23) Resplashed

resplashed.jpg

Este banco tem uma empresa por trás suportando: a Formlets, focada em criação de formulários dinâmicos para empresas. O Resplashed configura em nossa 23 posição não pela quantidade de fotos (afinal, eles só tem 1162 fotos), mas pela qualidade. São fotos com qualidade HD, para plotar em uma TV full e não perder nenhum pixel de qualidade. Pró: fotos com alta qualidade e busca por tags. Contra: falta diversidade de fotos.

22) RGBstock

rgb.jpg

E nossa lista está esquentando! Figurando em 22 lugar, o RGBstock é uma fonte muito interessante de fotos. O próprio slogan é claro: 100% fotos grátis de stock. Então não se preocupe em créditos ou necessidades de imensos cadastros para conseguir uma única foto. É tudo gratuito. Além disso, eles dão dados interessante sobre como foi "clicada" a foto: dimensões, data de publicação, câmera utilizada (até exposição e comprimento focal!). Pró: busca bem informativa e com um descritivo apurado das fotos. Contra: há muitas fotos com baixa qualidade ou mal batidas. Precisa filtrar bastante.

21) Free Images

freeimages.jpg

O Free Images tem uma busca interessante. Quando você busca pelo "termo", ou seja, fotos de criança, por exemplo, ela mostra quantas fotos pelo termo são genuinamente "gratuitas". Ou seja, dá uma dimensão se você necessita "refinar" melhor seu termo de busca ou continuar de fato com ele. Afinal, são mais de 390 mil fotos gratuitas! Pró: busca interessante e qualificada, além de fotos bem diversificadas. Contra: muitas propagandas durante a pesquisa.

20) Gratisography

gratisography.jpg

Um projeto criado por um apaixonado por fotografia: Ryan McGuire. Segundo o artista, a "arte faz você sorrir". Assim como o banco de imagens dele. O Gratisography oferece imagens grátis de alta resolução que você pode utilizar em seus projetos pessoais e comerciais, livre de restrições de direitos de imagem. Além disso, suas fotos são muito engraçadas e com uma qualidade impressionante! Além de uma expressividade que você não consegue encontrar em outros bancos de imagens. Pró: fotos engraçadas, com muita qualidade e expressividade. Contra: Poucas fotos mais "corporativas", o foco é fotos mais chamativas mesmo.

19) Pixabay

 pixabay.jpg

Estamos entrando no terreno dos famosos! Pixabay deve ser um velho conhecido para muitos que já buscaram por fotos na internet. Afinal, eles levam a marca de ter 1.3 milhões de fotos em seu acervo. É coisa que não acaba mais. E tem um diferencial: este banco conta com outros tipos de gráficos, como fotos de vetores, ilustrações, vídeos e muito mais. Não preciso falar muito mais né? Um item de passagem obrigatória para busca. Pró: muitas fotos mesmo e ótima busca. Contra: para imagens gráficas (montas, em design) carece bastante de qualidade. O melhor é para busca de fotos tiradas por câmera fotográfica.

18) Freestocks

freestocks.jpg

Este não é um banco tão popular quanto o Pixabay, no entanto, destacamos ele em uma posição acima por um fato diferente: o Freestocks apresenta fotos com alta qualidade quando o assunto é close de objetos. Há muitas fotos de close bem feitas e todas com direito livre de uso. As vezes é bem interessante para um propósito específico para você resolver o problema. Pró: fotos de close incrivelmente boas. Contra: fotos mais "frias", geralmente com tonalidades para o azul e escuras.

17) Jaymantri

Jay Mantri é um fotógrafo dos detalhes: consegue captar detalhes que outros fotógrafos não percebem. E, pensando nisso, criou repositório de fotos na internet para que as pessoas propaguem suas fotos com muito olhar e arte. Pró: estilo único, detalhes e fotos de um único artista confiável. Contra: o estilo de foto é o mesmo, não consegue buscar outras opções. 

16) Foodiesfeed

foodiesfeed.jpg

Quem está com fome neste momento? Se estiver, melhor não entrar neste banco de imagens. O Foodiesfeed é um banco de imagens específico para quem busca imagens de comida com alta qualidade. Tem um blog de culinária, nutrição e tudo relacionado a alimentos? Este é o lugar certo para você buscar suas próximas fotos. Realmente a qualidade de fotos para o tema é impressionante. Pró: fotos de imensa qualidade com foco em comida. Não há melhor na internet. Contra: com o foco específico no tema, talvez para temas correlatos a este não encontre tanta coisa quanto em outro banco de imagens. Mas vale a pesquisa.

15) Deathtothestockphoto

deathtostock.jpg

Você já visitou um banco de imagens que condena bancos de imagens? Imagino que não. Nem eu, até conhecer o Deathtothestockphoto. Este é um banco um pouco diferente e até um pouco ativista: a empresa reúne milhares de artistas independentes para darem cursos e publicarem fotos que não são "mais do mesmo", ou seja, aquelas fotos de "stock" previsíveis e sem graça, com pouca arte. Eles acreditam que qualquer um consegue ser um artista em potencial, pois ser um artista é "uma aproximação da sua criação bem mais do título que você adquire em sua vida". Poético não? Pró: fotos com arte e sentimento, que fogem do convencional. Contra: você precisa assinar com seu e-mail para receber periodicamente as fotos.

14) Kaboompics

kaboompics.jpg

Imagine ter um banco de imagens a qual você consegue pesquisar por fotos horizontais e verticais, cor predominante na foto e até fotos com ensaios inteiros? Sim, no Kaboompics isto é possível. Este banco de imagens vem crescendo bastante por sua facilidade de download (baixa em 1 clique), bastante conteúdo interessante sobre imagens e como utilizá-las em posts e também uma paleta de cores sugerida para cada foto baixada. Simplesmente incrível para designers e quem busca combinações de fotos e cores a todo momento. Pró: busca e conteúdo de altíssima qualidade, além de ensaios inteiros de fotos. Contra: banco de imagens ainda conta com 6500 fotos.

13) Vectorstock

vectorstock.jpg

O Vectorstock é um banco de imagens especializado em vetores. Para quem não sabe, vetores são um tipo de imagem criadas a partir de combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional. Isto permite conseguir ampliá-las, por exemplo, ao tamanho que você quiser sem perder qualidade. Entre outros recursos. E o Vectorstock é um dos maiores neste sentido. Há mais de 8 milhões de vetores na base. Pró: grande quantidade de vetores. Contra: há muitos vetores pagos, o que compromete a base de gratuitos. No entanto, dependendo do termo, você consegue achar o que necessita sem precisar pagar.

12) Picjumbo

picjumbo.jpg

Este banco de imagens simplesmente jogou a toalha e dá um diferencial que ninguém mais consegue dar: por um valor mínimo de doação (você pode botar desde 1 dólar até quantos para ajudar o empreendedor do banco), você consegue baixar TODAS as fotos do banco de imagens e um acesso direto ao dropbox atualizado das fotos. Legal não é? O Picjumbo satisfaz aqueles gulosos por ter muitas imagens de uma só vez. Além disto, você consegue baixar todas fotos de um só ensaio que foi tirado aquela foto. Enfim, bem interessante. Pró: possibilidade download do banco INTEIRO. Contra: Carece de aumentar a base de fotos (são somente 1800 fotos).

11) Fotolia

fotolia.jpg

Sabe um banco de imagens tão bom que é comprado por ninguém mesmo que a Adobe (sim, ela mesmo!)? Isto mesmo. O Fotolia agora é Stock Adobe. Como tudo da Adobe, as coisas gratuitas não se encaixam muito bem. No entanto, vale a intenção de pesquisar para ter uma ideia criativa para o seu próximo projeto. O interessante é que, dependendo se você já iria comprar uma foto, você consegue ter uma integração direta com qualquer programa da Adobe (Photoshop, Illustrator e outros) para saber se a foto realmente servirá para um projeto. Isto economiza $$ um dinheirinho, afinal, errar e ter que comprar de novo não é a melhor opção né? Pró: banco de imagens endossado pela Adobe, ou seja, você encontrará muita qualidade. Contra: poucas imagens gratuitas (até 10).

10) Envato Photos

envatophotos.jpg

Envato é o maior marketplace para temas de sites e aplicativos para desenvolvedores do mundo. Realmente há muita coisa relacionada a webdesign, criativos e soluções digitais. E não poderia deixar de ter o seu próprio banco de imagens: o Envato Photos é muito interessante por ter imagens relacionadas a projetos digitais (como site, landing page, e-commerce e blog). Pró: banco de imagens endossada por um marketplace gigante do mundo de webdesign. Contra: é necessário criar uma conta para fazer o download e as vezes encontrar a "surpresa" de uma foto interessante ser paga após o login.

9) Magdeleine

magdeleine.jpg

Estamos no top ten! Finalmente. Se você chegou até aqui, é porque realmente ainda não achou nada de interessante nos exemplos acima (rsrs). Ok, quem sabe então o Magdeleine seja para você! O Magdeleine tem um diferencial por ser um banco de imagens suportado por contribuidores individuais. Por isso, tem fotos de artistas individuais muito diversificadas e de muita qualidade. No entanto, é preciso pesquisar bastante e passar um bom tempo para "peneirar" as melhores. Além disso, há aquele filtro interessante que vimos em outros bancos acima: cores relativas da foto e tags. Vale a olhada! Pró: contribuidores individuais ao redor do globo mantendo o banco. Contra: a usabilidade do site é um pouco ruim para a busca. Além disso, predomina muitas fotos de natureza.

8) Free Vector

freevector.jpg

Este site simples e fácil de utilizar é um dos melhores exemplos para encontrar vetores criativos e únicos na internet. O Free Vector é um banco de vetores muito interessante para encontrar gráficos divertidos e criativos para o seu próximo projeto. Além disso, o banco conta com uma "recomendação" de vetores relacionados ao pesquisados imensa, o que facilita (e muito) para encontrar o que você deseja. Pró: usabilidade e imensidão de vetores criativos. Contra: Não há muitos "ícones" separados. Geralmente o download é de packs completos de vetores

7) Life of pix

lifeofpix.jpg

Não é a tôa que Life of pix está figurando no sétimo lugar de nossa lista! Um banco de imagens moderno e com fotos de "cair o queixo", todas de alta resolução. E não são só fotos! Vídeos também figuram no banco da "vida". O foco são fotos bem humanas e com movimento. Além disso, o banco recompensa os melhores fotógrafos da semana destacando em uma seção específica para isto no site. Assim você também que está "por trás" das câmeras do Life of Pix. Legal não é? Você também pode contribuir com fotos de qualidade se você é bom de "clique". Pró: banco moderno e com fotos intensas, cheias de movimento. Contra: categorias muito específicas pode ficar com poucas opções. É preciso buscar na lista mais geral ou categorias mais genéricas.

6) Stocksnap

stocksnap.jpg

Muitas vezes quando procuramos uma foto, a beleza e simetria é um fator incontestável, não é? O Stocksnap foca nisso: todas as fotos tem que ser muito belas. Toda semana são adicionadas milhares de fotos "belas" neste banco de imagens. Fora que há um buscador bem intuitivo para facilitar a pesquisa. Uma questão interessante e que é um diferencial é que se você fizer uma conta no Stocksnap, você pode "favoritar" as melhores fotos, assim como você consegue realizar no Pinterest, para fazer o download quando você melhor quiser. Pró: fotos criteriosamente belas e bem qualificadas, há bastante fotos para temas específicos de pesquisa. Praticamente um netflix das fotos, sem precisar "pagar" nada. Contra: (está cada vez mais difícil achar o contra) a busca apresenta um pouco de lentidão dependendo da conexão. E também não há vetores para download.

5) All free download

freestockphotos.jpg

Você deve se perguntar porque um site com um layout tão ruim e apresentação péssima está figurando no quinto colocado? Sim, estamos levando em conta o conteúdo antes da aparência. All free download realmente faz jus à promessa do nome: tem tudo para download grátis. Desde vetores, fotos, templates para web, ícones, arquivos aberto de photoshop, fonts, planos de fundo para computador, e muito mais. Uma infinidade de coisas. As fotos são uma miscelânea: tem ótimas opções, assim como as péssimas. É como uma feira ao ar livre, precisa saber bem aquilo que está escolhendo. Pró: tem de tudo mesmo. TUDO grátis. Contra: layout horrível, péssima navegabilidade e precisa garimpar boas fotos. Pra quem não se importa com aparência e sim conteúdo.

4) Free Photos

freephotos.jpg

Yes! É top 5 e aqui em diante não tem mais coisa ruim. Free Photos é um banco sensacional e que tem ótima disponibilidade em português. Pra não falar mais do mesmo, vamos mostrar um grande diferencial que fez ele pular para esta posição: já não basta você ter uma foto de ótima qualidade, imagine se, antes de fazer o download, fosse possível realizar uma edição para economizar tempo no seu trabalho? Sim, aqui é possível. O Free Photos tem um editor de imagem no browser para você reeditar a foto que está querendo realizar o download. Incrível né? Pró: busca fácil, ótima usabilidade, milhares de fotos e ainda contempla um editor de imagens no próprio site. Contra: Não encontramos um "seletor" pelo tamanho de resolução desejado para a imagem. No entanto, é possível editá-la no editor (toma um pouco mais de tempo).

3) Pexels

pexels.jpg

Um dos bancos de imagens mais populares da atualidade, o Pexels realmente configura-se como o mais completo no quesito fotos de qualidade. Tratando-se de diferenciais, além de ter uma das comunidades mais ativas e somente fotos gratuitas, há um ranking muito legal de fotógrafos que contribuem para a plataforma, sendo um portal interessante para apresentar o portfolio fotográfico. Além disso, o próprio portal promove "Photo Challenges", que são mini concursos com temas específicos com premiações em dólar. Quem é bom de câmera, não pode perder de participar! Pró: intensa participação da comunidade, fotos de altíssima qualidade e todas gratuitas. Realmente um dos bancos mais sólidos da internet. Contra: Não encontramos contras aparentes! É um banco muito bom.

2) Unsplash

unsplash.jpg

O Unsplash e o Pexels ficam muito próximos na concorrência! Até é difícil dizer quem é melhor (em termo de fotos), no entanto, o Unsplash dispara em popularidade: o portal tem a maior comunidade de fotógrafos ativos da internet. E eles tem uma "pegada" muito startup com a ideia de fotos grátis: o objetivo é cada vez fornecer conteúdo gratuito para internet e permitir "integrações" para desenvolvedores. Acredito que é um dos poucos (senão o único) banco de imagens a disponibilizar uma API de consulta de fotos no banco de dados. Massa não é? Empresas como o Trello, InVision e Adobe já utilizam o recurso. Este diferencial foi essencial para figurar o Unsplash na segunda posição da nossa lista. Pró: melhor e mais completo banco de imagens da web, com integrações por API (adoramos isto!). Contra: Não vamos listar contras (mas se você encontrar algum aparente, escreva nos comentários que iremos publicar aqui).

1) Freepik

freepik.jpg

Por ser o mais completo e variado banco de imagens gratuitos para todos os tipos de arquivos na internet (vetores, arquivos de photoshop, ícones, imagens de stock), elegemos o Freepik como o primeiro da lista. Além de ele ser popular e muito conhecido há muito tempo e se manter sempre em primeiro da lista na busca do Google para qualquer pesquisa de imagem grátis, existe uma imensidão de tipos de imagens para categorias específicas, o que auxilia muito em projetos para clientes e tarefas do dia-dia. Apesar de elegermos como "primeiro", acredito que a concorrência está "batendo" forte neste primeiro lugar e os especializados estão ganhando muito espaço por conseguir trazer algo de maior qualidade pelo que necessita. Pró: uma interface muito profissional de pesquisa, contendo os mais variados tipos de imagens pelo tema pesquisado. Facilita muito na busca por temas específicos de projetos. Contras: tem caído nas graças da publicidade excessiva, o que incomoda um pouco.

OBS: Não colocamos aqui os óbvios Google Imagens e Shutterstock por serem a primeira pesquisa de fotos para qualquer um. Além de não ter exatamente todas fotos grátis ou por agregar fotos de terceiros.

Conclusão

Neste post apresentamos os 25 melhores bancos de imagens para seu projeto digital. Se você tem uma outra sugestão de ordem para o nosso ranking, fique livre em dar sua opinião! Afinal, ela é muito importante.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos, colegas e familiares. Teve alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo que adoraremos respondê-lo ;)

Sobre a Netzei

A Netzei é uma ferramenta digital que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança.

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!