O que é uma CDN? Veja como utilizar uma CDN para o seu negócio digital

Publicado em 26/01/2018

O que é uma CDN? Veja como utilizar uma CDN para o seu negócio digital


Em termos de hospedagem de sites, a internet tem evoluído bastante. 

De hospedagem compartilhada (o famoso servidor 1000 e uma utilidades), até uma dedicada (VPS) e hospedagem em cloud ou na nuvem, hoje há uma gama interessante para trabalhar uma solução digital como site, blog, landing-page, e-commerce e etc.

Agora você sabe o que é uma CDN e como ela pode estar relacionada com sua próxima estratégia digital? Nunca ouviu este termo?

Então este post pode fazer sentido para você!

Trataremos aqui exatamente disso: como esta nova tecnologia chamada CDN (Content Delivery Network) está sendo utilizada para publicar sites INTEIROS e permitir que sua solução digital escale infinitamente e com segurança.

Ficou curioso? Então acompanhe abaixo!

Blockchain? Aqui também?

Ninguém mais aguenta ler sobre o termo Blockchain. Eu sei que você também não quer ler sobre ele de novo, mas só irei comentar mais uma vez nesta seção. Compreendo se você quiser abandonar o texto aqui.

Mas será só uma comparação simples de um sistema "em rede".

A CDN, para quem não sabe, é a abreviação de Content Delivery Network (em livre e espontâneo português, Rede de Distribuição de Conteúdo). Este termo nada mais quer dizer que você têm à disposição uma rede de servidores armazenando réplicas de conteúdos de sites na memória, baseando-se principalmente na localização geográfica para conectá-los aos servidores mais próximos, reduzindo consideravelmente o tempo de carregamento (latência).

Ou seja: isso quer dizer que você tem um blockchain de servidores.

Essa comparação é porque, de fato, se você quiser derrubar um recurso em uma CDN, você precisaria quebrar ela inteira. Assim como se você quisesse roubar um blockchain, precisaria piratear toda a rede! E tem que ser bom para derrubar milhares de pontos espalhados no mundo!

Mas agora você se pergunta: porque eu vou querer um servidor em blockchain para mim? 

Hoje em dia, contratar um servidor, por exemplo, que fica em um lugar único em uma região do país (por exemplo, SP), por mais bom que ele seja, pode ser vulnerável a erros, invasões e também indisponibilidade.

Se até recursos em cloud e em rede afirmam que não têm 100% de disponibilidade (SLA geralmente é de 95-99%), você não pode imaginar que um recurso simples que você possa estar contratando será à prova de balas, não é mesmo?

Bem, é por isso que estamos falando aqui de CDN. Até pouco tempo atrás, a CDN somente servia para publicar recursos simples e estáticos de sites (imagens, arquivos de CSS, Javascript, e etc).

A grande novidade aqui é que o tal recurso evoluiu tanto que hoje você consegue publicar um site INTEIRO na CDN! Isto quer dizer que você nunca terá um site que sairá do ar, a não ser que você queira. 

Legal isto, não é mesmo? Fora que estará aproveitando de uma velocidade e performance inimaginável no mundo inteiro. Escalabilidade infinita. 

Estratégia Digital

Bem, se você leu no título deste artigo que há algo relacionado à estratégia digital com CDN, é por que terá mesmo.

E sim, os dois agora podem estar relacionados. Mas por quê?

Lembra no nosso último post sobre (você pode se relembrar aqui)? Então, existe uma profunda dor quando há problema de lentidão e marketing digital. Basicamente os dois não andam muito de mãos dadas. É como se você tivesse uma loja e o caixa fosse extremamente lerdo: todos os clientes prontos para comprar um produto seu, e vão embora porque a fila está enorme!

Brincadeiras a parte, você deve pensar: cara, somente a Microsoft deve conseguir pagar por um negócio desses. Eu, zé, carlos, de Floripa, nunca vou conseguir algo próximo disto.

Até pouco tempo atrás, era isto mesmo: na internet você só conseguiria encontrar CDN com preço alto e para recursos simples. 

No entanto, faremos um parágrafo só de merchant: hoje a Netzei é uma das pioneiras no Brasil a trazer este recurso para publicação de soluções digitais. Com nossa plataforma, você consegue, sim, publicar um site, blog e landing page em uma CDN global, com um custo bem acessível. Se tiver interesse em conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse aqui.

 Então, voltando ao termo estratégia digital: como você quer trazer, por exemplo, um tráfego de 1 mil pessoas para uma landing page, com altos picos de acesso e usabilidade, sendo que boa parte pode ter uma experiência ruim (celular, tablet, desktop e etc)?

Publicar uma solução digital em uma CDN é um dos grandes trunfos para conseguir escalar sem depender de infraestrutura tecnológica e de profissionais técnicos cobrando custos que você não precisaria ter.

Caso você tenha uma agência ou preste serviço com desenvolvimento de sites, busque a solução para os clientes. Você com certeza conseguirá escalar e manter mais valor no pós-venda e evitar retorno de sites, blogs e landing pages que já deveriam estar perfomando bem para clientes.

Futuro?

Como a tecnologia é muito nova, é difícil pensar o que dá para fazer neste futuro. Basicamente, a tendência está muito voltada à eliminação de recursos não necessários mais para soluções simples: backend excessivo, número de plugins infindáveis, banco de dados gigante, migrações e mais migrações. Isto tem sido um grande problema quando você tenta escalar no mundo da web sem conhecimento técnico.

Hoje existem formas muito fáceis de fazer o que antes só com programação muito complexas se consegue fazer. Uma das principais é o uso de APIs de integração para conseguir realizar ações simples que os clientes necessitam. Hoje é o que pregamos aqui (não somos nenhuma religião, mas as vezes é preciso evangelizar para seguir forte no caminho): uso de tecnologias simples e escaláveis para entregar ao cliente uma solução poderosa. 

Conclusão

Neste post falamos o que é uma CDN e mostramos de uma forma simples como ela pode impulsionar sua estratégia digital.
Gostou do nosso post? Compartilhe e apresente para seus colegas. Teve alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário que teremos o prazer de respondê-lo ;)

Sobre a Netzei

A Netzei é uma ferramenta digital que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!