O que é um SaaS CMS?

Publicado em 12/09/2018

O que é um SaaS CMS?


A forma como as pessoas experienciam a internet mudou totalmente.

Atualmente, sites não são mais uma coleção de páginas publicadas na internet - e, sim, aplicativos completos para seus usuários.

Os melhores sites são experiências digitais envolventes e personalizadas que são impulsionados por dados e aprimorados por novas tecnologias em constante mudança. 

Acessado por usuários em centenas de dispositivos e plataformas, os sites agora exigem tanto atenção e iteração como qualquer produto principal.

Hoje o post do Blog da Netzei será sobre inovação: iremos mostrar o que é um SaaS CMS e porquê este modelo auxilia negócios a pensar seus sites de uma maneira totalmente nova, mantendo um estreito alinhamento com a estratégia de negócios e variáveis ​​externas, tais como tecnologia, novas necessidades do cliente e eventos sensíveis ao tempo

Ficou interessado em saber mais?

Confira nosso post abaixo!

Produtos digitais x sites legados

Hoje mercados tradicionais modificaram seu modelo de consumo para uma realidade totalmente nova.

Netflix tornou a possibilidade de assistir filmes e séries por assinatura, algo que, antes, você precisava sair de casa para alugar o filme.

Assim como o Spotify, que possibilitou acessar músicas de novos artistas sem a necessidade de ir comprar um cd novo.

O que estes novos modelos estão tentando nos dizer?

Talvez tenhamos algumas pistas:

  • Novas empresas se destacam pela quantidade e qualidade de conteúdo ou volume de oferta por um custo baixo. Isto porque a intenção é trazer muito mais valor para o cliente final e, não, custo, facilitando o seu consumo.

  • A recorrência. Muito mais que adquirir novos clientes todos os meses, o mais importante é manter os clientes todos os meses. Elas trabalham com um modelo de recorrência, através do serviço oferecido em nuvem.

  • Multiplataforma. As empresas estão em todos os formatos de canais: celular, desktop, tablet, televisão, carro, enfim, em todos os lugares para o público-alvo consumir suas informações.

  • Escalabilidade. Foco global utilizando tecnologias que permitam atingir o maior número de pessoas por um custo menor.

  • Cultura focada na transformação. Estas empresas estão focadas em transformar um hábito de consumo, trazendo novas formas de conseguir o que já estavam acostumadas.

  • Uso como serviço e não propriedade. Poucas pessoas compram CDs e/ou DVDs hoje em dia, mas consumem isto muito mais que antes.

Entendendo este comportamento, no mercado de tecnologia da informação e desenvolvimento de sites, ainda vivemos em um modelo tradicional.

Tradicionalmente, agências e desenvolvedores constroem ou reconstroem sites como um único projeto com um orçamento definido, cronograma e lançamento. 

Pós-lançamento, eles podem atualizar o conteúdo do site incrementalmente, mas geralmente pouco investimento é feito no site como um todo até a próxima grande “atualização do site”.

Para a empresa, isso significa outro projeto caro e de uso intensivo de recursos que acontece a cada vários anos. Enquanto isso, os usuários que acessam o site, bem como o mercado e os negócios, todos avançam, deixando o site estagnado.

No entanto, quando a abordagem é criar um produto digital o objetivo é diferente. 

Se sites são tratados como produtos, eles obtêm um foco contínuo e os recursos necessários para mantê-los relevantes e valiosos para usuários e negócios. Não existe data final definida como em outros projetos, o site escala e cresce assim como o seu negócio.

Aliás, o produto do website é um software vivo e em evolução, com sua própria estratégia, roteiro e equipe. 

Esse modelo de produto permite que a organização libere regularmente novos recursos ou atualizações do site assim, o site pode continuar a agregar valor à medida que o negócio evolui. 

Neste cenário, a tecnologia e investimento em recursos pode estar em andamento, mas o resultado final oferece retornos muito melhores enquanto o website trabalha mais para a empresa.

Algumas características de sites legados:

  • Coleção de páginas e posts gerenciado por um backend de um CMS monolítico.

  • O site é construído em um modelo de cascata: primeiro desenvolvimento do design, depois o código e, em seguida, preenchimento de conteúdo, até publicar.

  • Fricção e atrasos nos pontos de entrega entre os membros da equipe.

  • Backend e Frontend são servidos no mesmo lugar, geralmente em um servidor geolocalizado em um único lugar.

  • Tecnologias complexas: PHP, Banco de dados, etc.

  • Não há possibilidade de acessar esse conteúdo. Dificuldade para desenvolver um aplicativo, software, enfim, estar em todas plataformas e atualizar este conteúdo ao mesmo tempo.

  • Não há divisão entre gerenciamento de conteúdo e código: deu problema para quem atualiza o conteúdo, irá refletir em quem acessa e alguém precisará apagar o incêndio para que tudo volte ao normal.

  • Não há versionamento de conteúdo. A cada alteração é uma nova bagunça, deu problema, não há como retornar há uma versão anterior.

  • Sofre com picos de tráfego: fez uma ação de marketing, o site ficou lento e não respondeu como deveria, precisou parar a ação, investir em um novo servidor e, enfim, gastar mais.

Algumas características a nova abordagem de produtos digitais:

  • Consomem conteúdo através de serviço: o conteúdo está em uma infraestrutura escalável, como um SaaS CMS, a qual versiona o conteúdo e, caso fique indisponível, não causa indisponibilidade onde está o site. Ou seja, o CMS é separado do site, o que facilita em muita coisa.

  • Multiplataforma: o conteúdo é possível ser distribuído em qualquer dispositivo que a empresa quiser, unificando todo o conteúdo da empresa em um só lugar.

  • Todo mundo trabalha de forma paralela, sem interferir no trabalho do outro e, sim, agregando. Conectado com ferramentas de versionamento de código, como o GIT, o desenvolvedor tem um ambiente separado a qual pode estar sempre melhorando e modificando e, o estrategista de marketing consegue estar melhorando e otimizando suas taxas de conversão, tráfego e retenção do site.

  • Tudo é feito por API, possibilitando integrar com qualquer outro software.

  • Foco global: o conteúdo é produzido para atingir e impactar globalmente.

  • Custo baixo para crescer: quanto mais tráfego você tem, proporcionalmente menor é o seu custo, pois você não precisa modificar de infraestrutura novamente.

  • Modelagem de conteúdo: você consegue modelar exatamente o que você precisa para gerenciar o conteúdo do seu produto digital. Se o modelo de post de blog que você precisa não tem apenas título, descrição e imagem, e, sim, um link para fazer um upload de um PDF ou uma galeria de imagens, você pode definir sem a necessidade de um desenvolvedor.

Conteúdo como serviço

Pensando no novo comportamento dos consumidores, as suas soluções digitais estão mais próximas do modelo tradicional ou de produtos digitais?

Visualize as seguintes "tarefas" de sua empresa:

  • A expectativa dos seus usuários é que você libere sempre novos conteúdos.

  • O desenvolvedor, da equipe ou terceirizado, precisa focar o seu talento em produzir software sem a distração das complexidades de um CMS ou codificação do conteúdo.

  • Seus criadores de conteúdo, editores e outras partes interessadas querem controle de self-service sobre suas narrativas, com um sistema simples para inserir e enviar conteúdo ao vivo em tempo real.

Soluções de CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) surgiram para fornecer conteúdo para seus sites. Simples assim.

Isso é adequado em uma época em que os sites eram mais simples, no entanto, a web sofisticada que temos hoje de aplicativos precisamos de muito mais.

CMSs legados foram projetados para publicar posts e páginas, e não para uma aproximação mais moderna. Estes sistemas geralmente tem modelos de dados rígidos e incômodos para apresentar na camada visual.

Além disso, geralmente causa um custo significativo de tempo e recursos de tecnologia para ser executado em ambiente local ou auto-hospedado.

No lado do conteúdo, os recursos do desenvolvedor são necessários para criar e atualizar a página do CMS, tirando o foco da construção uma ótima experiência do usuário. 

Editores de conteúdo têm esperar para publicar novos conteúdos, e há pouco flexibilidade no gerenciamento de experiências de conteúdo em todo o site. 

Tanto desenvolvedores quanto editores de conteúdo lutam contra as limitações do CMS, desperdiçando tempo e impactando a equipe do produto que é capaz de oferecer novas experiências ao website de forma rápida e eficiente.

Com o surgimento da computação em nuvem, uma onda de novas tecnologias surgiu para resolver as necessidades das equipes de produtos para envio e gerenciamento de conteúdo. 

Frequentemente chamado de "CMS sem cabeça" (do inglês, headless CMS) ou "Gerenciamento de conteúdo como serviço" a novidade traz uma solução em nuvem, baseada em plataforma de API com modelo de conteúdo estruturado. Não há dependência com linguagem de programação e integra perfeitamente com arquiteturas modernas de desenvolvimento.

Aqui na Netzei, achamos que esta estrutura é um bom começo para uma solução mais moderna, mas é mais necessário que as equipes, clientes e agências percebam o poder do software. 

Nossa "infraestrutura de conteúdo" inclui APIs para gerenciamento de conteúdo, visualização, imagens e exibição para atender demandas de aplicativos e sites modernos. Além disso, permitimos de forma única a publicação de um site inteiro em uma CDN global, facilitando que o projeto escale globalmente, sem a necessidade de aumentar o custo com infraestrutura digital.

Nós tornamos o conteúdo de todo o site "portátil", permitindo que a equipe crie módulos reutilizáveis e componentes que podem ser reaproveitados por qualquer outra solução.

Além disso, todo o serviço da Netzei é auto-gerenciado, não necessitando que os desenvolvedores precisem "manter" a estrutura do site. Uma vez publicado, ele pode estar em constante mudança sem trazer "dor de cabeça" e "custos" elevados a cada modificação que você quiser realizar.

E, por exemplo, se você quiser modificar totalmente de layout do site, você pode sem precisar alterar uma linha do conteúdo já publicado. Incrível, não é mesmo? 

Novo modelo de consumo de sites

Então, entramos aqui em um novo modelo de consumo de sites.

Pensamos ele muito mais como um organismo vivo, que necessita crescer e se desenvolver, assim que você consegue isto. E que, os resultados que você obtém através do site te impulsionam a manter e crescer com ele.

Imagine que você não precisará mais ou terá os seguintes problemas ao optar em conteúdo por serviço:

  • Se preocupar com manutenção ou pagar taxas de manutenção para manter o site

  • Problemas técnicos com painéis desconhecidos e nomes complexos

  • Ter que "investir" a cada vez que você quiser atualizar o layout e correr o risco de perder os dados (ou do seu cliente)

  • Perder tempo com configurações desnecessárias e que só consomem o seu tempo

  • Ter que lidar com painéis de hospedagem, compra de domínios e banco de dados

  • Ter o site hackeado, fora do ar ou indisponível por erros desconhecidos

  • Custo alto para integrar com outras ferramentas da sua empresa, aumentando o seu time-to-market e dificultando sua competitividade

  • Ter que lidar com milhares de "logins" e "senhas" para acessar cada ambiente do seu site (ou de seus clientes)

Enfim, pensar de uma forma totalmente nova pode trazer o benefício de uma transformação digital completa para o seu negócio crescer no ambiente online sem necessitar se preocupar com barreiras tradicionais.

Conclusão

No post de hoje mostramos o que é um SaaS CMS, o novo modelo de consumo de gestão e produção de conteúdo para dispositivos e como é a abordagem moderna de tecnologia voltada à criação de produtos digitais (e não mais sites legados com CMS monolíticos). 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e colegas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que ficarmos felizes em respondê-lo.

Sobre a Netzei

A Netzei é um SaaS CMS que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, descentralizando o gerenciamento de conteúdo e publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!