O que é JAMstack e o que isso significa para o marketing digital

Publicado em 27/03/2019

O que é JAMstack e o que isso significa para o marketing digital


Qual é a nova grande tendência de tecnologia para o marketing digital?

Chatbots, lives em webinars, SEO para busca por voz? É difícil prever com precisão.

No entanto, sabemos que antes de virar um tendência emergente de marketing, a discussão sobre a efetividade de uma nova tecnologia começa a rondar os círculos de especialistas. 

Hoje no círculo do desenvolvimento web moderno, mais especificamente de tecnologias para frontend - o que impacta o marketing digital - existe uma nova tendência para desenvolvimento de sites e aplicativos: a JAMstack.

Você trabalha no ramo e nunca ouviu falar sobre isso?

Então você não pode deixar de ler este post!

Javascript, HTML e API

Você leu certo: JAMstack nada mais é do que poder criar um site inteiramente dinâmico somente utilizando tecnologias de frontend - como Javascript, HTML e API (ou seja, integração entre serviços terceiros).

É possível isso? Sim!

Isso significa para você, como um profissional de marketing, que é essencialmente uma maneira mais moderna de construir um site que é estático em vez de dinâmico. Isso proporciona alguns benefícios comerciais muito importantes: velocidade, segurança, estabilidade e escalabilidade. 

Simplificando, um site JAMstack tem um ecossistema ilimitado de milhares de ferramentas e serviços que você precisa atuando em segundo plano, mas o site em si é apenas HTML.

Portanto, construir seu site de marketing utilizando esta tecnologia é uma maneira eficiente e confiável de combinar todo o seu conteúdo e canais e servi-lo como um site extremamente rápido que seus visitantes vão adorar. 

E aí vem a parte mais interessante: se você precisa adicionar ecommerce, paywalls, um podcast e qualquer outro conteúdo para seu site no futuro, a sua equipe não terá que descobrir como integrar tudo isso com o seu CMS atual ou criar um novo site a partir do zero. Ao invés disso, você poderá conectar novas APIs ou serviços ao seu site existente - que existem muito mais que plugins disponíveis em CMS open-source.

A guerra entre passado e futuro

Usar um CMS tradicional é mais restritivo e passível à discussão. 

Pense bem: você está restrito à plataforma escolhida desde o início e é forçado a aceitar "recursos" adicionais que talvez nem precise. Embora essas plataformas forneçam uma excelente maneira de publicar sites há anos, este cenário está mudando para o futuro.

Se eu disser que você pode ter melhor desempenho, maior segurança, sendo um custo muito mais barato para escalar e com uma melhor experiência para o usuário, de que forma você imagina isto ocorrendo com uma estrutura tradicional de desenvolvimento de sites?

Estes não são apenas benefícios para o desenvolvedor, eles também se aplicam diretamente à equipe de marketing.

Melhor desempenho significa melhor engajamento do site e melhor SEO trazendo tráfego orgânico gratuito para o seu negócio. Maior segurança significa menos chance de não atingir sua meta em junho porque o seu site foi invadido de forma involuntária. 

Maior escalabilidade com menor custo significa que você pode realmente converter 100 mil pessoas em seu site em uma campanha trazendo uma experiência de acesso incrível para cada um.

Quem não gostaria disso, não é mesmo?

O crescimento de sites estáticos

Geradores de sites estáticos como o Gatsby, o Jekyll ou o Hugo desempenham um papel importante em tornar tudo isso possível - e há muitas novas ferramentas que apóiam o futuro da publicação na JAMstack. 

Para quem não conhece, os geradores de sites estáticos funcionam acessando o conteúdo das APIs e executando uma tarefa de criação para gerar o seu site. Então, quando seus visitantes chegam, eles se deparam com tempos de carregamento muito rápidos, e sua segurança e SEO são atendidos.

Mas como alterar o conteúdo dinamicamente?

Você deve pensar: se não há CMS como tradicionalmente conhecemos e seu site é puro HTML, isso significa que você tem que trabalhar em todo o seu conteúdo e SEO diretamente no código. E que isto é um incômodo para quem trabalha com marketing! (fala a verdade rsrs).

É claro, embora esta seja uma maneira de fazer isso, existe uma outra, muito melhor para as equipes de marketing: CMSs por API. A própria Netzei tem um CMS por API que utiliza em todos os seus projetos e comercializa para equipes de marketing digital modernas, facilitando a criação de produtos digitais que fazem parte da nova geração de websites.

Em vez de armazenar todo o seu conteúdo no código, você pode alterá-lo de um CMS de sua escolha que tenha acesso por API.

O melhor desta abordagem é que os desenvolvedores podem escolher a sua combinação de tecnologias preferida, enquanto a equipe de marketing se beneficia de um ambiente separado para lidar com coisas como gerenciamento de conteúdo e SEO. Todo mundo sai ganhando!

"Mas o WordPress é bom para SEO"

Vamos analisar melhor este senso comum: para conseguir metadados personalizados, dados estruturados, URLs canônicas, sitemaps XML ou AMP, você precisará de vários plugins e de, possivelmente, algum trabalho manual contínuo, dependendo das necessidades de marketing.

No ano de 2019, você acha que isso realmente é tudo que a tecnologia web pode oferecer para o marketing de forma suficiente

Deve-se só contar com sistemas que facilitam o trabalho do marketing, mas que impede de alcançar os resultados esperados?

Abandonar o conceito do plugin e optar por um site JAMstack que seja "apenas HTML" na verdade não significa desistir da funcionalidade ou, de repente, ter que saber como codificar como um desenvolvedor frontend. 

A frase de Simon Wardley, famoso pesquisador do Leading Edge Forum e consultor especializado em antecipar o desenvolvimento do mercado e dos ecossistemas de tecnologia, é certeira nisso:

“Containers won the battle, but will lose the war to serverless” — Simon Wardley (Tradução: Containers - em referência a tecnologia como Docker, que automatiza virtualização de servidores - ganham a batalha, mas perderão a guerra para tecnologias sem servidor)

Tecnologias sem servidor como a JAMstack vieram para ganhar a guerra.

Muitas organizações usam software terceiros autohospedados que exigem que equipes amplas desenvolvam, implantem e mantenham esses produtos antes que você possa pensar em desenvolver o seu próprio. Às vezes, os dois são inseparáveis ​​e prejudicam os conjuntos de habilidades mínimos que você precisa para construir seu produto.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) são um bom exemplo. Para as empresas, quando essas funções não são o seu core business, não faz mais sentido investir tempo e recursos especializados atualizando, provisionando e dando suporte a eles. 

Softwares como serviço agora mudaram o jogo com soluções totalmente gerenciadas, com suporte e escalonáveis ​​na nuvem e por uma fração do custo - são casos de CMS por API, que elimina a necessidade de habilidades internas especializadas e facilita a integração do JAMstack ou de qualquer outra linguagem.

O case do Ghost

Quem não conhece, o Ghost é uma plataforma de publicação de código aberto que é gratuita para todos.  Recentemente, a chefe técnica de marketing da plataforma, Kim Ellis, trouxe um artigo mostrando o case da implementação de um site JAMstack na performance do Ghost Docs.

Segundo Ellis, anteriormente, a documentação do Ghost estava espalhada por vários domínios, dificultando a navegação. Quando se tratava de SEO, o subdomínio docs.ghost.org teve muitos problemas com conteúdo duplicado com versão e centenas de URLs foram excluídos.

O projeto para reconstruir este site a partir do zero deu uma oportunidade para mudar completamente este cenário, adotando o JAMstack.

Os relatórios foram os seguintes:

image2.jpg

image1.png

Mês 3 e 4 comparado aos primeiros dois após lançando o novo site.


image3.png

Depois de 6 meses

Você pode acessar o post original aqui.

Conclusão

Mostramos hoje o que é JAMstack e o que isso significa para o marketing digital no Blog da Netzei. 

Você tem alguma sugestão de conteúdo para tratarmos aqui no Blog que interessa a você? Então envie um e-mail para contato@netzei.com com o assunto "Sugestão para o Blog" que avaliar a pauta para as próximas semanas.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e colegas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que ficarmos felizes em respondê-lo.

Sobre a Netzei

A Netzei é uma empresa especializada em desenvolver ferramentas para gestão, comunicação e desenvolvimento de projetos digitais modernos, como sites, blogs ou landing pages para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para gestão e produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!