O que é gerenciamento de conteúdo por API?

Publicado em 06/11/2017

O que é gerenciamento de conteúdo por API?


É praticamente impossível separar o tema “gerenciamento de conteúdo” de “criar um site”, pois uma coisa está diretamente ligada com a outra. Não podemos criar um site, blog, landing page ou e-commerce sem permitir um mecanismo que facilite a criação de posts, gerenciamento de mídia, criação de páginas internas, por exemplo, por parte do cliente.

Assim como há uma série de obstáculos enfrentados no pós-venda de um site para facilitar a gestão de conteúdo. O mais comum é clientes atualizando conteúdo com textos quebrados, imagens pesadas, realizando instalação de plugins indevidos, fora a dificuldade no entendimento da plataforma de gerenciamento de conteúdo. Estes são alguns dos problemas enfrentados por agências e consultores digitais, que dependem de uma solução digital para a entrega do seu serviço.

Em vista a estes problemas comuns, no post de hoje falaremos de uma solução que está crescendo bastante em popularidade no mundo: o gerenciamento de conteúdo por API. Você já conhece ou ouviu falar?

Ela permite facilitar a centralização e gerenciamento do conteúdo, facilita o desenvolvimento da solução digital, além de auxiliar na definição de exatamente o que o cliente precisa atualizar e mexer.

Acompanhe abaixo!

Entendendo o gerenciamento de conteúdo tradicional

Para entender uma novidade no mercado, precisamos entender como funciona o tradicional. Convencionalmente, agências e desenvolvedores criam um site com um CMS (Content Management System ou, melhor, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) de código aberto como o Wordpress, Joomla, Drupal ou através de criadores de sites como (Wix, Webnode, entre outros). A maior fatia do mercado se trabalha desta forma.

No entanto, como se sabe no mundo da tecnologia, estes sistemas têm a mesma complexidade de um sistema de maior complexidade: banco de dados, backend, programação em linguagem de servidor, scripts, templates, configurações para o servidor. Uma porção de fatores que pode complicar o gerenciamento para um usuário leigo. Portanto, isto, ao longo do tempo, pode apresentar alguns problemas para o lado do cliente, como:

  • Cliente necessita integrar site com uma plataforma X e transferir conteúdo do site para lá.
  • Cliente precisa disponibilizar o mesmo conteúdo do site para um aplicativo, para as pessoas terem na palma do celular tudo que é atualizado por sua empresa e organização.
  • Gostaria de modificar a forma como conteúdo é disponibilizado: não quero só título e conteúdo, mas gostaria que houvesse um campo que subisse um arquivo em pdf, por exemplo.
  • Está muito lento o painel administrativo para atualizar o conteúdo.
  • Quero mudar de layout, mas manter o mesmo conteúdo do site.
  • Não quero mexer me banco de dados ou programação para trabalhar migração ou resolver conflitos de versões do meu site para uma nova versão.

Bem, dentro destes problemas, começaram a surgir ideias de como isto poderia funcionar sem precisar instalar “um sistema”, mas fazer com que ele fosse obtido como serviço, assim como um SaaS. Funciona mais ou menos assim: você tem um login e senha, assim como em um CMS tradicional, só que quem cuida da escalabilidade, performance, integrações, segurança do gerenciador de conteúdo é um software web (SaaS), a qual tem uma equipe especializada no assunto para cuidar de tudo isso. Desta forma, não necessita nenhum tipo de preocupação por parte do cliente.

Foi aí que surgiu a pergunta: como criar um site consumindo conteúdo de outro sistema sem precisar instalar nenhuma infraestrutura?

Integrações & o mundo da API

Hoje integração é têm sido muito importante para o desenvolvimento de empresas no mundo online. Um indício disso é que, a empresa Zapier, que tem um software só especializado em realizar integrações entre diversos aplicativos conhecidos no mercado (Google Drive, Mailchimp, Trello, e poraí vai), saiu de 0 usuários a mais de 600 mil em 3 anos. Um crescimento absurdo para uma startup.

Isto é um pequeno retrato da demanda por integração que o mercado de marketing digital necessita. Ter um site hoje que, por exemplo, integra com diversos CRMs do mercado facilita e agiliza o time de vendas que precisa de organização para gerenciar os diversos leads na empresa (inbound e outbound). E para uma agência, ter o conteúdo de todos os sites produzidos centralizados para gerenciamento e produção de marketing de conteúdo em um só lugar facilita o time de produção a realizar o trabalho.

Gerenciamento de conteúdo por API

Um CMS por API é uma solução interessante para projetos modernos. Com a democratização de milhares de ferramentas de criação de websites e aplicativos, além de frameworks e linguagens de programação, desenvolvedores não precisam necessariamente de sistemas gerenciadores de conteúdo para criar seus sites e aplicativos.

A verdade é que a grande complexidade começa com o gerenciamento e a forma como ele é guardado. Desta forma, um CMS por API é a solução para isto. Em um único lugar, provê alta qualidade com ferramentas para edição e publicação de conteúdo, expondo uma API para acessar este conteúdo. Para quem não sabe, API é o acrônimo de Application Programming Interface, nada mais do que uma linguagem utilizada para integração entre sistemas.

Desta forma, consultores de marketing, designers, editores de conteúdo e desenvolvedores podem trabalhar em um mesmo projeto sem necessariamente interferir no trabalho um do outro. Isto permite agilizar e facilitar a criação, prototipagem e publicação de um projeto digital.

No Brasil, a Netzei é pioneira em prover esta solução especializada para agências, consultores de marketing digital, programadores e quem não está satisfeito com as soluções de CMS no mercado. Provemos um gerenciador de conteúdo por API em cloud único no mercado, facilitando a integração com diversas formas de publicação do seu site. Está interessado em conhecer mais sobre nossas soluções? Veja mais aqui em nosso site ou entre em contato.

Conclusão

Neste post vimos o que é gerenciamento de conteúdo por API e alguns benefícios desta nova tendência no mercado digital.

Gostou do nosso post? Compartilhe e apresente para seus colegas. Teve alguma dúvida? Deixe um comentário que teremos o prazer de respondê-lo ;)


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!