Conheça o que é Serverless e como isto pode ajudar em seu próximo projeto digital

Publicado em 27/11/2018

Conheça o que é Serverless e como isto pode ajudar em seu próximo projeto digital


Se você acompanha o mundo do desenvolvimento ou gosta de se atualizar nas novidades de tecnologia, você provavelmente já deve ter se deparado com a palavra "Serverless", ou seja, um serviço digital que funciona "sem servidor".

Mas isso quer dizer que ainda há realmente algum servidor em alguma lugar? Sim! A nuvem ainda não é literalmente uma nuvem :)

A realidade implica que muitas das complexidades que têm ao rodar e escalar os seus próprios servidores foram abstraídas para longe do desenvolvedor.

Isto porque este tipo de abordagem pode ser utilizado por uma empresa sem a necessidade de comprar, alugar ou provisionar servidores ou máquinas para o código de back-end de um site e software, por exemplo, executar.

Quer saber mais sobre quais os principais benefícios desta abordagem para o seu próximo projeto digital?

Os benefícios


1. Escala automaticamente para você

Código que não dependam de servidores irá automaticamente escalar para você. Você nunca mais precisará se preocupar em quantos servidores estão "aguentando" a carga do seu site ou projeto digital para mantê-lo no ar ou ter que trabalhar "balanço de carga", o que pode ser caro e complexo para sua empresa.

Se você consegue mais tráfego inbound, os códigos criarão mais instâncias automaticamente para lidar com o aumento da carga sobre a disponibilidade dos serviços.

2. Pague pelo que você usa

O modelo "serverless", ou seja, sem servidor, funciona com cada vez que este "código" hospedado é executado. E este modelo de custo também é por uso: quanto mais você executar, mais você paga. Mas nas épocas sem picos de tráfego você não gastará muito, e pode representar uma boa economia na fatia do bolo.

3. Deixe a responsabilidade para terceiros e para quem entende

Muitas vezes, deixar a complexidade de TI para as soluções digitais da sua própria empresa pode ser caro e não funcional. 

Veja o exemplo: você acha mais prudente investir em infraestrutura de telecomunicações para enviar mensagens de texto aos usuários ou contratar um serviço terceiro para lidar com isso para você?

Imagino que é claro a última opção. A questão é a mesma aqui: foque em o que você é bom, o resto deixe para o modelo assumir por você.

4. Foque na lógica do seu negócio

Manter uma solução digital complexa, muitas vezes, é cara e difícil de gerir a curto e médio prazo. E os problemas continuam.

A lógica do seu negócio estando na nuvem, e, tirando a preocupação de carregar o balanceamento de carga do servidor, você dá mais tempo para desenvolvedores que trabalham com você pensarem em coisas como:

  • Pensar em UX
  • Concentrar na lógica do negócio
  • Implementar melhorias mais rápido

O ponto principal é que há menos coisas de operação para pensar e / ou se preocupar.

5. Fluxos orientados à eventos

A arquitetura sem servidor nos faz mergulhar em um mundo onde tudo que estamos fazendo seja o mais eficiente possível. Se a cobrança é feita por milisegundos de computação em nuvem, você consegue salvar bastante dinheiro.

A integração nativa por API, por exemplo, tira necessidade de fluxos complexos para fazer coisas com outros sistemas que você não conseguiria antes.

Conclusão

No post de hoje mostramos como o que é Serverless (Arquitetura sem Servidor) e como isto pode te ajudar a economizar em seu próximo projeto digital.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e colegas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que ficarmos felizes em respondê-lo.

Sobre a Netzei

A Netzei é um SaaS CMS que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, descentralizando o gerenciamento de conteúdo e publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!