Conheça 10 estratégias para você atrair tráfego para o seu site!

Publicado em 05/10/2018

Conheça 10 estratégias para você atrair tráfego para o seu site!


O que não é visto, não é lembrado. A máxima vale para toda e qualquer estratégia digital: precisamos impactar pessoas com a nossa mensagem.

Mas como conseguir isto de forma consistente com tanta concorrência no mercado?

Hoje listamos abaixo 10 estratégias super importantes para você estar de olho para atrair tráfego em qualquer solução digital (site, blog, landing page) que você esteja rodando hoje.

Quer saber mais?

Então acompanhe abaixo!

Seja o diamante no oceano

Existem mais de 1,24 bilhões de sites no mundo. Pensando no âmbito de competição, é muito, mas tenha em mente: você não quer atrair todos os usuários da internet.

Seu objetivo principal é conseguir mais pessoas em seu público de interesse para visitar o seu site. Colocamos abaixo algumas formas simples para você conseguir esta quantidade de tráfego em seu site:

1. SEO na página

Já tratamos sobre o tema há alguns meses atrás e isto acaba sendo recorrente (você pode ver novamente aqui e aqui). Produzir conteúdo de alta qualidade que o seu público esteja procurando é uma ótima forma de conseguir mais interessados no que você faz. Lembrando que você precisa pensar nas meta-descriptions (código no site a qual o Google trabalha a indexação dos conteúdos e utiliza para ranquear as páginas nas pesquisas). 

2. Ative as redes sociais

Não adianta só ser encontrado o Google, você precisa ser proativo e pensar em uma estratégia de publicação nas redes sociais. Uma das grandes fontes de tráfego para sites é promover o seu conteúdo de qualidade nas redes sociais.

Twitter, por exemplo, é interessante para compartilhamento de links curtos e notícias/conteúdos rápidos; Já o facebook, é melhor trabalhar engajamento e análise do público-alvo; Se você tem um negócio com um forte apelo ao público final, Pinterest e Instagram são ótimas redes sociais para atrair através de fotos de alta qualidade.

3. Seja irresistível (nas chamadas)

Brincadeiras à parte, as chamadas são 80% da visualização e interesse do seu público. Capriche nas chamadas trazendo o que você tem realmente de novo e diferente de tudo que já foi escrito. Nem que seja para mostrar o quanto de conteúdo você agregou sobre um tema!  

Pense no exemplo do portal BuzzFeed: muitas listas e resumos, para facilitar a agregação de informação para o usuário. Hoje o problema das pessoas não é encontrar informações na internet, é agregá-las. 

4. Trabalhe palavras-chave de cauda longa

O livro famoso de Chris Anderson (Long Tail; em pt, Cauda Longa) que popularizou o termo cauda longa notou que uma quantia relativamente pequena de blogs possuíam muitos links apontando para eles, mas a "cauda longa" de milhões de blogs atrairiam apenas uns poucos links. 

Isso mostrou permitiu argumentar que produtos de baixa demanda ou com um baixo volume de vendas podem coletivamente alcançar uma fatia do mercado que rivaliza ou excede os poucos mais vendidos, se a loja ou canal de distribuição for grande o bastante.

As palavras-chave de cauda longa são a maioria na internet, no entanto, são pouco trabalhadas pelo volume de acesso. No entanto, caso você trabalhe várias delas de forma consistente, com uma estratégia digital de marketing de conteúdo, por exemplo, você consegue um público constante e qualificado para o seu negócio.

5. Produza conteúdo sobre o que estão procurando

Ao invés de ficar implorando que outros negócios e/ou pessoas adicionem links para o seu blog e/ou site, crie um conteúdo que implora para que os outros peçam para você linká-lo.

Como fazer isso? Simples! Acesse ferramentas como o BuzzSumo e Google Trends para saber o que as pessoas estão mais buscando no momento. Verifique se você tem algum tema relacionado ao seu negócio com esta procura e trabalhe o SEO em página para ranquear bem.

Fizemos exatamente esta estratégia neste Blog neste post e ranqueamos na primeira página para a palavra-chave "chatbot gratuito".

6. Adicione informações de Snippets Ricos & Schema Microdata

Estamos elaborando um post exclusivo para semana que vem sobre este assunto! (acompanhe) Informações de schema são dados técnicos para facilitar a busca do google como snippets ricos e dados para ranquear a sua busca para apresentações explicativas para as pessoas. 

Ou seja, tornar esses fragmentos “ricos”, implica em incluir mais informações relevantes para quem irá ler esses resumos na SERP (página de resultados do Google).

7. Link internamente o seu site

A força do link do seu site não é determinada apenas pelo número de sites que estão apontando para você. 

Ele também pode ser afetado pela sua estrutura de links internos.  

Ao criar e publicar conteúdo, mantenha-se atento às oportunidades de links internos. Neste post, por exemplo, se você notou, já linkamos vários conteúdos já produzidos pela gente. Isso não apenas ajuda com o SEO, mas também resulta em uma experiência melhor e mais útil para o usuário - a base do aumento do tráfego para o seu site.

8. Entreviste e publique conteúdo com líderes do seu mercado

Sabemos que muitas vezes é difícil estar lado-a-lado com um líder de mercado para conseguir conteúdo exclusivo para o Blog. Mas tenha um pouco de veia jornalística e traga conteúdo rico de pessoas importantes no seu meio. 

Pense como um portal de notícias: ver uma entrevista exclusiva com um candidato à presidência em um site não atrai a atenção para saber o que ele tem a dizer sobre os temas do momento? 

A mesma coisa acontece com o seu mercado. Se você reunir grandes líderes do seu tema, você consegue trazer autoridade de reconhecimento para o seu conteúdo.

9. Tenha certeza de que seu site é responsivo

Você pode estar fazendo tudo isso, mas… se as pessoas não visualizam através do celular, mais da metade do tráfego do seu site pode estar indo embora sem ao menos aproveitar o conteúdo que você disponibilizou.

Tenha certeza que todos os dispositivos acessam de forma adequada o seu site, blog, landing page e/ou e-commerce.

10. Tenha certeza de que seu site é RÁPIDO

Se você acompanha nosso Blog, você sabe que batemos na tecla da velocidade de sites. Por isso trabalhamos com uma infraestrutura de tecnologia que permite a mais alta velocidade para desenvolvimento e publicação de sites, facilitando a experiência do usuário final.

Certifique-se de que suas páginas sejam tecnicamente otimizadas quanto possível, incluindo tamanhos de arquivos de imagem, estrutura de página e funcionalidade de plugins de terceiros. Quanto mais rápido o seu site for carregado, melhor.

Conclusão

No post de hoje mostramos 10 estratégias para você atrair tráfego para o seu site e melhorar as métricas do seu Analytics.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e colegas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que ficarmos felizes em respondê-lo.

Sobre a Netzei

A Netzei é um SaaS CMS que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, descentralizando o gerenciamento de conteúdo e publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências.

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 

Quer saber mais? Acesse: https://netzei.com


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!