Como a modelagem de conteúdo correta pode facilitar o dia-dia do seu negócio digital

Publicado em 10/04/2018

Como a modelagem de conteúdo correta pode facilitar o dia-dia do seu negócio digital


Para quem define e trabalha com estratégias de conteúdo para negócios, o uso de gerenciadores de conteúdo (ou seja, o famoso CMS) é uma constante do trabalho. Definição de posts, metatags para SEO, categorias, imagens de destaque, galeria de imagens, vídeos e por aí vai.

No entanto, muitas vezes, a ferramenta não permite muitas alterações na "forma" como se cadastra esta conteúdo. Isto pode frustrar os objetivos de propagação de conteúdo do negócio, que pode precisar mais do que o simples "título e descrição". 

Se você já passou por isto, então este post é para VOCÊ. 

Iremos apresentar como você pode pensar em uma estratégia de modelagem de conteúdo para facilitar o seu trabalho (e também do seu cliente), o que pode influenciar diretamente nos resultados da comunicação e marketing da sua empresa.

Ficou curioso? Então acompanhe abaixo!

A origem do conteúdo

O conteúdo indexado pelos buscadores não aparece lá magicamente. E nem devia.

Previamente, sempre há uma forma a qual o estrategista de conteúdo, ou seja, quem está a cargo do marketing de conteúdo na organização, gerenciar e organizar todo o fluxo de desenvolvimento e aprovação da estrutura de conteúdo da empresa. E, sem um sistema de gerenciamento de conteúdo, isto, a longo prazo, pode se tornar impraticável.

Isto porque algumas questões surgem no desenvolvimento:

  • Necessidade de funções de criação e modelagem de conteúdo;
  • Um lugar único para armazenar o conteúdo;
  • Área administrativa para instalação e configuração de recursos do CMS;
  • Fluxo de trabalho sendo um conjunto definido de passos para criar o conteúdo e deixá-lo pronto para publicação;
  • Acesso restrito por nível de usuário a determinadas áreas de publicação;
  • Entre outras funções;

Desta forma, o sistema acaba facilitando todo este dia-dia do usuário para saber o que está programado para desenvolver e o que não está, além de aprovar contribuições de terceiros e outros que estão no fluxo de desenvolvimento de conteúdo. 

No entanto, toda esta estrutura de captação de conteúdo, se não for planejada anteriormente de acordo com o seu negócio, pode ir por água abaixo a longo prazo e gerar muito custo para ser "adaptada". Segundo o ex-CEO da Xerox Ann Mulhay disse uma vez: "Conteúdo não estruturado é estúpido e antiquado. É caro, complexo e não gera vantagem competitiva". 

Um golpe duro de realidade para muitos empresários.

Mas então o que é conteúdo estruturado? O que estamos falando aqui? 

É aqui que chegamos no tema deste post: a modelagem de conteúdo.

Modelagem de conteúdo

Todos os dias trocamos a nossa audiência, sem muito esforço, a dispositivos que variam entre televisão, impresso e digital. Já virou um hábito. 

No entanto, como competir com esta diversidade de canais e formatos sendo que você é uma empresa fora do ramo de comunicação? De que forma é possível oferecer essa “experiência unificadora do cliente”, a qual o conteúdo flua sem problemas entre essas mídias?

Este é um novo formato, mas com um problema antigo. 

Ainda estamos assistindo a marcas de comunicação focados no impresso lutando para adaptar seu conteúdo a plataformas digitais. Até mesmo players digitais experientes estão retrocedendo e perdendo conteúdo preso dentro do HTML que precisa ser reaproveitado e entregue em canais móveis.

A autora Ann Rockley, que produziu o livro "Managing Enterprise Content" (Em português, Gerenciando Conteúdo Corporativo), cunhou o termo de "produtos de informação" para nossa era. No livro, ela apresenta uma solução para o futuro de estratégia de conteúdo unificado - a qual pode sistematicamente ser repetida para alcançar seus clientes, qualquer hora do dia, em qualquer lugar do mundo, em qualquer dispositivo. 

Dependendo do que é valioso para o seu negócio, um produto de informação pode ser tão grande como uma revista ou tão pequeno quanto uma página de um manual de carro. O importante é que possa ser reunido dinamicamente a partir de partes de conteúdo em vários formatos de mídia e adaptado ao contexto do consumidor.

E isto é exatamente o que é a modelagem de conteúdo: um processo de criação de modelos de conteúdo, ou seja, formatos adaptáveis ao dispositivo, que descrevem o conteúdo estruturado para o cliente final. 

Um modelo de conteúdo é uma representação dos tipos de conteúdo e suas inter-relações. Por exemplo, uma concessionária de carros pode ter tipos de conteúdo para Veículo, Revendedor e Fabricante, pois são stakeholders do negócio. Um restaurante, por exemplo, tem Receitas, Chef, Menu e Local. O objetivo do modelo de conteúdo é identificar esses tipos de conteúdo, modelar seus relacionamentos e fornecer uma compreensão semântica compartilhada do conteúdo de patrocinador para desenvolvedor.

Um exemplo prático

Nada melhor do que entender todos estes termos técnicos com um caso prático, não é mesmo?

Então Imagine que você é dono de uma revenda de peças automotivas. Você tem um site com as peças disponíveis para o público e um sistema a qual gerencia o estoque dos produtos.

Se você deixar de disponibilizar um determinado tipo de peça, o que precisa realizar para unificar a informação da sua empresa? Retirá-la do estoque de produtos e retirá-la do site. Ok. Simples.

No entanto, se você precisasse adicionar um campo que precisa estar tanto no cadastro do estoque dos produtos e que também precisa aparecer para todos os consumidores no site? O que você precisaria realizar?

Caso você tiver 322 produtos cadastrados, você precisa modificar em todos os 322 produtos no site e também no estoque. Adicione aí, que você futuramente irá colocar um aplicativo para o seu negócio, a qual os consumidores possam acessar todas as peças disponíveis pela loja pelo celular, então, a cada alteração na estrutura de dados, ou seja, a forma como você cadastra e disponibiliza este pelos canais, você precisaria realizar sempre 966 vezes.

Isto é um problema.

A importância da estruturação e modelagem de dados está na sua economia de tempo, afinal, são as mesmas informações, só que para usos e canais diferentes. Pense nisso.

Como resolver?

Hoje, modelo de dados, está em todas as estruturas de informação e tecnologia que utilizamos. É a forma como cadastramos e disponibilizamos informação para quem consome elas da gente.

Muitas vezes, este modelo é engessado e só permite alteração com a presença de um técnico programador e analista de sistemas.

No entanto, a tecnologia tem evoluído para apresentar soluções interessantes para este tipo de problema. Hoja a Netzei tem um foco neste tipo de solução: facilitar a modelagem e compartilhamento de conteúdo multiplataforma.

Em nossa SaaS, temos uma área específica para modelagem de conteúdo que não necessita de nenhum técnico para fazer esta alteração. Você mesmo realiza. Veja como funciona:

Modelagem de conteúdo

Este é um modelo básico de cadastro de um Post. Sim, um post de blog. Simples.

No entanto, para os propósitos da Netzei, nós definimos aqui o que seria o melhor modelo de dados para cadastrar este Post: precisa de um título, uma área de conteúdo, uma imagem de destaque, possivelmente um vídeo, tags focadas em SEO e etc.

Toda vez que for cadastrar um novo post, aparecerá neste formato de dados e será categorizado desta forma. Uma questão interessante é que este conteúdo está conectado em nosso blog, no entanto, facilmente poderíamos conectá-lo também a um aplicativo e nosso site principal. A base é a mesma e realizamos este tipo de comunicação via API, independente de dispositivo.

Ah… mas você irá perguntar: e se eu quiser modificar a estrutura de dados, como faz, precisa modificar em toda a base de posts cadastrados? Não. 

Você facilmente consegue adicionar um novo campo que estará disponível em todos os conteúdos, sem a necessidade em mexer com tecnologias complexas. Este é um diferencial interessante e que ajuda, em muitos casos, a manter um único lugar com a modelagem correta da sua empresa, independente da solução digital que você necessita. 

Estratégia de modelagem de conteúdo

A organização da informação da sua empresa é crucial na efetividade de uma estratégia de conteúdo bem sucedida. Onde não se acha, não há. E principalmente, se há desestruturação, se perde tempo (e possivelmente dinheiro).

Uma boa modelagem de conteúdo deve refletir o que você tem de melhor, em relação de conteúdo, que encaixe no processo de captação deste conteúdo e estruturação do mesmo. Ou seja, tem que haver importância. Excesso de dados pode aumentar (e muito) a complexidade para você no futuro. Seja sucinto e objetivo.

Em uma modelagem de conteúdo, por exemplo, você pode escolher uma série de opções:

  • Texto simples
  • Texto multiparágrafo
  • Texto rico (com imagens e vídeos)
  • Anexo de arquivo
  • Galeria de imagem
  • Vídeo
  • Data
  • Data e hora
  • Número inteiro
  • Número em decimais
  • Booleano (Sim ou Não)
  • Slug (identificador)
  • Link único
  • Múltiplos links
  • Imagem
  • Categorias
  • Tags
  • Sumário
  • Meta Tags de SEO

E por aí vai. Isto só para apresentar as principais. Em cada modelo de conteúdo, você irá compor tudo isto aí? Ë necessário?

Óbvio que não. É por isto que é importante entender a necessidade (do cliente) e também de que forma dá para extrair as melhores informações no cotidiano deste, para ter a estruturação correta de modelagem de conteúdo.

Conclusão

No post de hoje trabalhamos como você pode realizar uma modelagem de conteúdo correta para facilitar o dia-dia do seu negócio e de que forma ela impacta na estruturação de informação para seu público interno e externo.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e colegas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que ficarmos felizes em respondê-lo.

Sobre a Netzei

A Netzei é uma ferramenta digital que reúne em um só lugar o gerenciamento de conteúdo e publicação completa de todas suas soluções digitais, como sites, blogs ou landing pages, descentralizando o gerenciamento de conteúdo e publicando-a em uma CDN global para times, empresas e agências. 

Utilizamos o poder da API e integrações para escalar sua estratégia digital, economizando milhares de horas com a instalação de ambiente para produção de sites, servidor de hospedagem, escalabilidade, performance e segurança. 


Inscreva em nossa newsletter

Acompanhe todos nossos conteúdos!

Enviamos os melhores conteúdos para o seu e-mail

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!

Periodicamente realizamos um sorteio para quem nos acompanha!